"Hoje, me sinto apta para viver qualquer personagem. Posso pegar um papel dificílimo, que sei que vou dar conta. Não sinto um peso a mais. Isso vem quando amadurecemos."
Letícia Sabatella

Televisão


Letícia teve sua estréia televisiva em 1991 no especial da Rede Globo Os Homens Querem Paz. 


Neste mesmo ano atuou em sua primeira novela, O Dono do Mundo, vivendo a prostituta Taís. Foi durante este trabalho que Letícia conheceu o ator Ângelo Antônio, com quem contracenava. Eles vieram a se casar e tiveram sua única filha Clara. 

 
Em 1993 Letícia participou da minissérie Agosto, baseada nos últimos momentos que culminaram no suicídio do presidente Getúlio Vargas, onde viveu a ex prostituta Salete.


Em 1994 ela vive sua primeira protagonista, Luísa, que retorna ao lar depois de sofrer uma decepção no casamento, na novela 74.5 – Uma Onda no Ar, na extinta Rede Manchete.


 Retornando à Rede Globo em 1995, onde permanece até hoje, Letícia protagonizou o remake de Irmãos Coragem, onde viveu Lara, uma jovem tímida de tripla personalidade.


Em 1997 fez uma participação no seriado Caça Talentos, vivendo a duende Flora. 


No ano seguinte ela integrou o elenco da novela Torre de Babel, onde viveu a operária Celeste.


Em 2000 atuou na minissérie A Muralha, como a sofredora Ana Cardoso (foto acima), e no mesmo ano fez uma participação na série educativa da TV Brasil, A Turma do Pererê.



Em 2001 Letícia fez uma pequena participação na minissérie Os Maias*, e logo depois ingressou o elenco da primeira fase da novela Porto dos Milagres, como a prostituta Arlete (foto acima).


No mesmo ano iniciou sua partipação na novela O Clone, vivendo a muçulmana marroquina Latiffa, trabalho este que lhe rendeu prêmios no ano posterior.


Em 2004 ela voltou as minisséries, dando vida a Maria Luisa, filha de coronel na São Paulo dos anos 20, que acaba tendo que enfrentar a pobreza após a falência de sua família, na minissérie Um Só Coração.


Em 2005 atuou como protagonista na primeira e segunda jornada da minissérie Hoje É Dia de Maria. Na primeira jornada ela fez Maria adulta e na segunda fez três personagens, Alonsa/Rosicler, Asmodéia e uma das integrantes do coro das bonecas.


Em 2006 volta a telinha em JK, dando vida a Marisa Soares, amante do presidente Juscelino.


No mesmo ano volta ao horário nobre incorporando Irmã Lavínia, uma freira que vive em conflito com a própria vocação, na novela Pàginas da Vida.


Em 2007 Letícia integrou o elenco da novela Desejo Proibido, vivendo a atormentada Ana.


Em 2008 Letícia apresentou uma série de homenagens a grandes músicos brasileiros estando a frente do Som Brasil. Abaixo os programas que foram exibidos com sua apresentação.

O programa Som Brasil esteve na grade de programação da TV Globo em 2008, indo ao ar mensalmente, às sextas-feiras (com exceção do mês de agosto, sendo que, em setembro, houve duas edições). Foram exibidos nove programas. Programas exibidos em 2008: *Som Brasil Lulu Santos (18/04/2008); *Som Brasil Luiz Gonzaga (30/05/2008); *Som Brasil Cazuza (27/06/2008); *Som Brasil Edu Lobo (25/07/2008); *Som Brasil Erasmo Carlos (05/09/2008); * Som Brasil Ary Barroso (26/09/2008); *Som Brasil Cartola (31/10/2008); *Som Brasil Tom Jobim (28/11/2008); *Som Brasil Dorival Caymmi (19/12/2008).



Em 2009 Letícia desenvolveu um papel diferente de tudo que já havia feito até então.  Pôs em seu curriculo a primeira antagonista de sua carreira. Na novela Caminho das Índias ela fez a psicopata Yvone, uma mulher com desvio de carátero, onde a personagem não tem sensibilidade aos sentimentos alheios.


Em 2010 ela fez uma pequena participação na série Afinal, o Que Querem as Mulheres?, como Flanneur.


Em 2011 a Globo levou para a tela pequena em forma de minissérie o filme Chico Xavier. Letícia faz a mãe de Chico, Maria. Acima uma cena que não fora exibida no filme, mas que esteve na minissérie.

Serviu de suporte para a construção dessa página: Wikipedia
Fotos marcadas: Acervo pessoal [print's de vídeos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário